Perguntas Frequentes

Onde são negociadas as ações da Vivara?

As ações da Vivara são negociadas no Novo Mercado da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão sob o código “VIVA3”.

O que é Governança Corporativa e o que significa ser uma companhia listada no Novo Mercado da B3?

Governança Corporativa é o conjunto de práticas que visam otimizar o desempenho de uma companhia ao proteger todas as partes interessadas, tais como investidores, empregados e credores, facilitando o acesso ao capital. As práticas de Governança Corporativa aplicadas ao mercado de capitais envolvem, principalmente: transparência, equidade de tratamento dos acionistas e prestação de contas, contribuindo para a perpetuidade da companhia.

O Novo Mercado é um segmento especial do mercado de ações da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, destinado exclusivamente a companhias que atendam a requisitos mínimos e aceitem submeter-se a regras de Governança Corporativa diferenciadas. Os itens abaixo resumem os principais pontos que caracterizam o Novo Mercado e são aplicáveis à Vivara:

– divisão do capital social exclusivamente em ações ordinárias;
– ações que representem no mínimo 25% do capital social devem estar em circulação (não podem ser detidas pelo controlador);
– na alienação de controle, ainda que por vendas sucessivas, o negócio deve ficar condicionado a que sejam estendidas aos acionistas minoritários as mesmas condições oferecidas ao acionista controlador, incluindo o mesmo preço (tag-along);
– Conselho de Administração com no mínimo 5 membros, com mandato unificado de um ano;
– demonstração de fluxo de caixa nos ITR‘s e nas demonstrações contábeis anuais;
– a partir do segundo exercício após adesão ao Novo Mercado, a divulgação das demonstrações contábeis também em inglês e nos padrões internacionais “US GAAP” ou “IFRS” passa a ser obrigatória; – o cronograma de eventos corporativos deve ser divulgado anualmente;
– a saída do Novo Mercado fica condicionada à realização de oferta pública de aquisição, por valor justo;
– adesão à Câmara de Arbitragem do Mercado;
– divulgação mensal das negociações com valores mobiliários de emissão da empresa pelos e acionistas controladores; e
– instalação de área de Auditoria Interna, função de Compliance e Comitê de Auditoria (estatutário ou não estatutário).

O que são dividendos e juros sobre capital próprio, e quando eles são pagos?

Existem duas formas de rendimentos: dividendos e juros sobre o capital próprio.

Dividendo é a participação nos lucros de uma companhia (sociedade anônima) distribuída em dinheiro. O valor dos dividendos é proporcional à quantidade de ações possuída e ao lucro obtido pela empresa no exercício financeiro anterior. De acordo com a Lei das Sociedades Anônimas, é assegurado aos acionistas um dividendo mínimo de 25% do lucro líquido apurado em cada exercício desde que haja saldo positivo na conta de lucros / prejuízos acumulados.

O juro sobre capital próprio (JCP) pode ser distribuído com periodicidade menor que a anual e não depende do desempenho da empresa no período, mas sim das reservas de lucros apresentados nos anos anteriores e que ficaram retidos. O pagamento de JCP reduz a base para pagamento de imposto de renda e contribuição social. Sendo assim, diferentemente dos dividendos, o acionista terá de pagar imposto sobre o capital recebido.

A Companhia está obrigada pela Lei das Sociedades por Ações e pelo Estatuto Social a realizar Assembleia Geral Ordinária nos quatro meses seguintes ao encerramento de cada exercício social na qual os acionistas terão que deliberar sobre a distribuição de dividendo anual. O pagamento de dividendos anuais toma por base as demonstrações financeiras auditadas, referentes ao exercício social imediatamente anterior. Nos termos da Lei das Sociedades por Ações, o dividendo anual deve ser pago no prazo de 60 dias a contar de sua declaração, a menos que a deliberação de acionistas estabeleça outra data de pagamento que, em qualquer hipótese, deverá ocorrer antes do encerramento do exercício social em que o dividendo tenha sido declarado.

Como investir em ações?

Antes de procurar uma Corretora de Valores, sugere-se que você estude o assunto no site da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão.

Depois disso, o próximo passo é você procurar uma Corretora de Valores. As Corretoras e outros intermediários financeiros dispõem de profissionais voltados à análise de mercado, de setores e de companhias, e com eles você poderá se informar sobre o momento certo de comprar e vender determinadas ações para obter melhores resultados.

Você também pode negociar ações via Internet. Para tanto, é necessário que você seja cliente de uma Corretora da B3 que disponha do sistema Home Broker, o qual permite a negociação de ações via Internet. Confira a lista das Corretoras que oferecem Home Broker.

Como o acionista pode saber sua posição acionária?

A posição acionária só pode ser informada ao próprio acionista ou à pessoa formalmente autorizada para tal.

O acionista poderá solicitar o extrato de sua posição acionária em qualquer agência do Banco Itaú (banco depositário das ações da Vivara), apresentando os documentos descritos abaixo. As informações serão encaminhadas ao acionista, de acordo com o endereço constante no Sistema de Ações do banco custodiante num período de 7 a 12 dias.

Documentação Pessoa Física: RG, CPF, comprovante de residência (de no máximo 2 meses) e cópia do domicílio bancário (cartão magnético ou folha de cheque da instituição financeira da qual for correntista).

Caso a posição acionária seja solicitada por procurador, o mesmo deverá comparecer a uma agência especializada em valores mobiliários do Banco Itaú apresentando a procuração autenticada, bem como cópia autenticada dos seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência (de no máximo 2 meses).

Nas agências especializadas em valores mobiliários do Banco Itaú, o acionista poderá obter a posição no ato, devendo ser apresentada a mesma documentação acima. Para mais informações, entre em contato diretamente com a central do Banco Itaú para atendimento ao acionista através do INVESTFONE – (11) 5029-7780 e pelo site www.itau.com.br.

Como e onde a Vivara divulga suas informações?

Todos os fatos relevantes, anúncios de resultado e demais comunicados ao mercado da Vivara são divulgados de maneira simultânea na CVM/B3 – Brasil, Bolsa, Balcão e na área de relações com investidores do website da Companhia (www.ri.vivara.com.br), além de posteriormente encaminhados por correio eletrônico às pessoas que se cadastram para receber tais informações. Para se cadastrar, favor clicar aqui.

As demonstrações financeiras completas são publicadas anualmente nos jornais o Diário Oficial do Estado de São Paulo e no Valor Econômico de forma sintética. Demonstrações financeiras trimestrais, press releases, apresentações, fatos relevantes e avisos aos acionistas estão disponíveis na área de relações com investidores do website da Vivara (www.ri.vivara.com.br). Outras informações sobre a Companhia também podem ser obtidas nos sites da Bolsa de Valores de São Paulo (www.b3.com.br) e Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br).

Como proceder para conseguir o informe de rendimento para o imposto de renda de acionista pessoa física?

O banco escriturador das ações da Vivara é o Banco Itaú e é ele o responsável por enviar o informe de rendimentos aos acionistas.

Para consultar o documento acesse o endereço correspondenciasdigitais.itau.com.br.

No primeiro acesso, siga o passo a passo abaixo:

1- Acesse o site correspondenciasdigitais.itau.com.br;

2- Na tela de login, clique em primeiro acesso;

3- Preencher CPF e data de nascimento;

4- Escolher a forma de recebimento do código de segurança para verificação (e-mail ou SMS);

5- Digitar o código recebido;

6- Cadastrar uma senha de acesso;

7- Pronto! Acesso criado.

Atendimento ao Acionista

Realizado em dias úteis das 9h00 às 18h00

3003-9285 (WhatsApp)
3003-9285 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
0800-720-9285 (Demais localidades)
0800-720-5299 (Telefone exclusivo para dúvidas de Informe de Rendimentos – disponível de 01/03 até 31/05)

Via e-mail pelo canal de Pré Atendimento: PreAtendimentoEscritural@itau-unibanco.com.br, onde o cliente é orientado com instruções para seguir com os processos de:

  • Atualização Cadastral Pessoa Física e Pessoa Jurídica, Pesquisa de Posição, Evolução Acionária e Extrato de Pagamentos – Pessoa Física, Informes de Rendimentos Pessoa Física e Pessoa Jurídica

Para melhor comodidade ao acionista, o Itaú conta com a opção de consulta de posição acionaria através do Bankline para correntistas Itaú, na rota abaixo:

  • Menu > Investimentos > Extrato de Investimentos > Produto > Ações escrituradas pelo Itaú > Extrato de movimentação > Preencher campos solicitados com período e custodia Itau

Além disso, para acionistas com celular sistema Android, está disponível a atualização cadastral via aplicativo Íon, na rota abaixo:

  • Acesse o app ION > Clique no canto superior direito da tela (perfil) > Clique em minha conta > Atualize seu cadastro escritural
Como posso contatar a Área de Relações com Investidores da Vivara?

Rua Verbo Divino, 1207 – Térreo
Chácara Santo Antonio – São Paulo – SP
CEP: 04719-901

E-mail: ri@vivara.com.br

Ou através da página Fale com RI.

A Vivara possui franquias?

Não, o modelo de negócios da Vivara não considera a abertura de lojas através de franquias. Todas as lojas são próprias da Companhia.