Perfil Corporativo

Visão Geral

Fundada em 1962, uma loja familiar abria suas portas no centro de São Paulo, com o compromisso de criar joias com o mesmo cuidado de antigos ourives. Desde então, suas criações conquistaram cada vez mais espaço no mercado, e a Vivara se tornou a marca mais premiada da categoria.

Atualmente, a Vivara é a maior rede de joalherias da América Latina. Com um modelo de negócios integrado, desenhamos, criamos, produzimos, comercializamos e distribuímos nossos produtos em todo o território nacional, por meio de rede de mais de 330 lojas, espalhadas por todas as regiões do Brasil e uma plataforma multicanal, que atende mais de 2.900 municípios.

Em 2022 tivemos uma receita líquida de R$ 2,3 bilhões, um EBITDA Ajustado de R$ 401,1 milhões, uma margem EBITDA Ajustada de 21,8% e um lucro líquido de R$ 360,8 milhões.

Os mais de 7,0 milhões de clientes cadastrados em todo o País enriquecem a inteligência de dados e convergem para que sua estratégia de marketing seja assertiva, gerando a comercialização de aproximadamente 3,6 milhões de peças a partir de nosso principal centro de distribuição localizado na região sul da cidade de São Paulo.

Nossas Marcas

Com 60 anos de experiência, desenvolvemos um portfólio de marcas – Vivara, Life by Vivara, Vivara Watches, Vivara Fragrances e Vivara Accessories, com foco em joias de ouro, joias de prata, relógios e acessórios, que representaram, respectivamente, no exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2021, 54,4%, 29,7%, 13,1%, 2,5% de nossa receita.

Tais marcas estão associadas a produtos democráticos com design moderno e de alta qualidade, que podem ser acessados por diversas classes sociais, bem como acompanhar nossos clientes em diferentes fases da vida, o que nos permite aproveitar o crescimento do varejo do País independentemente da classe social, além de proporcionar mais flexibilidade e diluição de riscos em momentos econômicos adversos. Acreditamos também que a nossa marca Vivara não tem concorrente direto no segmento e no perfil em que atuamos, quando considerados de maneira combinada os pilares de luxo, acesso e reconhecimento, possuindo uma faixa de preço que pode variar desde R$150,00 a mais de R$120.000,00.

Por produzirmos cerca de 80% dos produtos vendidos, possuímos uma flexibilidade na composição do nosso mix de produtos. Durante o período de recessão no Brasil, entre 2015 e 2016, optamos por aumentar rapidamente a produção de itens confeccionados em prata em detrimento dos produtos com ouro. Dessa forma, mantivemos nossas vendas estáveis aumentando a participação de itens em prata que possuem margens superiores na comparação com as outras categorias.

Lançada em 1962, é associada a uma marca tradicional, elegante e moderna destinada a clientes acima dos 30 anos de idade, que prezam por qualidade e sofisticação.

Lançada em 2011, é associada a um público-alvo mais jovem, acima de 15 anos de idade, que valoriza a moda e procura peças mais descontraídas, colecionáveis e com um preço mais acessível. Inicialmente a marca, que nasceu como uma coleção nas lojas Vivara, contava com pulseiras e pingentes em seu portfólio, e veio adicionando coleções e outras categorias de produtos com o passar do tempo. Em 2021, iniciamos o projeto de empoderamento da marca adicionando pontos de vendas exclusivos, com mais experiência e identidade, transformando a marca no grande driver de crescimento para os próximos anos.

Lançada em 1980 para a venda de relógios de marcas próprias ou de terceiros, com foco no público acima dos 30 anos de idade que busca relógios clássicos, elegantes e/ou urbanos. Atualmente, comercializamos 18 marcas de relógios no Brasil, incluindo marcas próprias (Vivara e Akium), marcas exclusivamente distribuídas por nós no Brasil (Tommy Hilfiger, Tommy Jeans, Coach, Ferrari, Movado, Hugo Boss Black, Olivia Burton, Festina, MVMT, Nautica e Lacoste) e marcas de terceiros as quais distribuímos sem exclusividade (Tag Heuer, Baume et Mercier, Bulova, Victorinox e Relógio MontBlanc).

Nossa marca mais jovem, lançada em 2015, tem seu foco em mulheres acima dos 20 anos de idade, e faz parte da nossa estratégia de venda corporativa (B2B) que tem como objetivo aumentar a capilaridade de distribuição de nossos produtos.

Lançada em 2000, é uma marca eclética e acessível que nos permite entregar aos nossos clientes uma maior variedade de produtos com nossa marca própria e marcas de terceiros, tornando a experiência de nossos clientes, ainda mais completa.

Nossos Números

R$ 2,3

bilhões de receita

+340

pontos de venda

60

Anos de história

+4,3

mil colaboradores

Nosso Modelo e Presença

Temos um modelo de negócios verticalizado, que garante um maior domínio e flexibilidade no gerenciamento da cadeia produtiva, desde a criação e design até a produção, estratégia de marketing, distribuição (omni-canal) e comercialização de nossos produtos, representando uma produção anual de aproximadamente de cerca de 4,0 milhões de unidades (2022).

Contamos com uma equipe de designers com foco em inovação e tendências, responsável por mais de 30 lançamentos de coleções anuais. Fabricamos aproximadamente 80% de nossos produtos comercializados em nossa fábrica localizada na zona franca de Manaus, Estado do Amazonas, na qual constantemente investimos em tecnologia e demais melhorias, com foco em eficiência operacional, de forma a manter padrões consistentes de qualidade e reforçar nosso posicionamento de liderança e referência de mercado.

 

Nossa estratégia segue o conceito “customer centric”, em que todas iniciativas e ações visam a satisfazer nossos clientes, identificando suas necessidades e oferecendo a melhor experiência de compra possível, nos permitindo atingir um Net Promoter Score (NPS) de 93, conforme avaliação feita pelos nossos clientes. Score comparável com grandes varejistas nacionais e internacionais. Assim, oferecemos serviços personalizados de atendimento aos nossos clientes por meio de equipes experientes e submetidas a constante treinamento. Acreditamos que esse atendimento personalizado, o qual chamamos de “venda assistida”, resulta em maior fidelização de nossos clientes, tornando a experiência de compra agradável e singular, principalmente pelo fato de nossos clientes procurarem uma experiência de compra em que possam tocar e sentir o produto. Aproximadamente 32% dos nossos clientes são recorrentes e realizam mais de uma compra conosco anualmente.

Com o objetivo de garantir a consistência no atendimento e experiência de qualidade ao consumidor, contamos com uma série de ferramentas de monitoração, com base em diversos KPIs, que nos permite identificar pontos críticos e desenvolver planos de ações específicos para cada ponto de venda.

 

Tripé de Atuação

Varejo

Pontos de vendas próprios

Governança da força de vendas voltada a controle e gestão e intensidade em treinamentos e modelos de remuneração agressivo

93 de NPS

Indústria

Modelo verticalizado

80% de internalização da produção

4.200m² de área construída

2,6 milhões de peças produzidas em 2021, com rigoroso controle de qualidade

Marca

Comunicação aspiracional

Top of mind absoluto do setor

Luxo acessível com escala e agilidade na reprodução de tendências

Jornada de compra única

 

 

Tese de Investimento

Track record

Marca com histórico de 60 anos de execução

Posicionamento

Amplo espectro de clientes, com portfólio de produtos atendendo todas as fases da vida de uma pessoa

Competição

Ambiente competitivo fragilizado, com poucos players estruturados

Mercado

Potencial de consolidação em um mercado amplamente fragmentado

Resiliência

Setor milenar com histórico de resiliência

Rentabilidade

Altas taxas de retorno e margens operacionais